Conferencistas
jornadasinternacionaisdclp@gmail.com

Dra. Marisa Mendonça

Diretora executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, com sede em Cabo Verde. Nascida em Moçambique, Marisa Mendonça é Doutora em Educação/ Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil. Foi Diretora da Faculdade de Línguas da Universidade Pedagógica, Moçambique (2003-2009). Atuou como Coordenadora Geral do Programa de Formação Contínua de Professores de Português - modalidade semi-presencial (Programa Universidade Pedagógica-Instituto Camões), 2005-2013. Entre 2009 a 2012, assumiu como Diretora da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica, Moçambique. Diretora da Escola Superior de Contabilidade e Gestão da Universidade Pedagógica, Moçambique (2012-2014). Sua experiência na área de lecionação ao nível de graduação e pós-graduação concentra-se na Didática do Português, Supervisão Pedagógica em Ensino de Línguas; Análise e Produção de Materias Didáticos para o Ensino de Língua, Produção de Recursos Didáticos para o Ensino de Português/ Língua Estrangeira, Produção de Português Oral, Produção de Português Escrito. Já na área de investigação seus estudos focam as Metodologias de Ensino de Português, Língua Não Materna; Desenvolvimento Curricular em Línguas em contextos de diversidade linguística; Interculturalidade. 
Website do IILP: http://iilp.cplp.org/iilp-direcao.html

Dra. Laura Masello

Conferência: Modos uruguaios da lusofonia: do apagamento à emergência

Doutora em Ciências da Linguagem (Literaturas e Culturas Comparadas) pela Universidad Nacional de Córdoba, é Professora Agregada de Língua Portuguesa e de Língua Francesa e coordenadora acadêmica da Formação docente (posgraduação e educação permanente) nas áreas de Espanhol e de Português línguas estrangeiras da Universidad de la República. Também é tradutora literaria, com mais de 30 publicações de livros traduzidos. Foi Diretora do Centro de Línguas Estrangeiras da Universidad de la República (2005-2016) e Coordenadora do Núcleo PELSE-Português e Espanhol Línguas Segundas e Estrangeiras da AUGM-Associação de Universidades Grupo Montevidéu (2009-2016). Possui Diploma de Especialização no Ensino de PLE pela Universidad de la República e graduação em Licence de Lettres Modernes pela Université de Bordeaux III. Tem experiência nas áreas de compreensão leitora; intercompreensão em línguas neolatinas; didáctica do PLE, do FLE e do ELE; literaturas comparadas (Brasil-Caribe francófono; línguas e culturas dominadas-línguas e culturas dominantes).

Dra. Vera Cristóvão

Conferencia: PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS 

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (desde 2002). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-SP. Recebeu bolsa-sanduíche CAPES para realização de parte de sua pesquisa de doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra em 1999/2000. Tem estágio de Pós-Doutorado (2007-2008) no Programa de Pós-Graduação da PUC-SP e do PPG em Estudos Linguísticos da UFMG em 2012. Teve bolsa da CAPES/FULBRIGHT como professora pesquisadora na Universidade da Califórnia, campus de Santa Barbara, de outubro a dezembro de 2012. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de língua estrangeira e estudos de produção textual. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária de 2008 a fevereiro de 2013. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde março de 2013


Me. Geruza Coutinho

Geruza QUEIROZ COUTINHO es historiadora y tiene una maestría en Educación en la Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro - Brasil). Es professora adjunta concursada en la Universidad Nacional de Salta, responsable de la cátedra "Idioma Moderno Portugués NIVEL I y II". También dicta los seminarios "Comprensión de Textos en Lengua Portuguesa: Literatura Brasileña" e "Historia de los Medios de Prensa en Brasil", siempre por el Dept. de Lenguas de la Facultad de Humanidades. Ha desarrollado investigaciones sobre diccionarios y enciclopedias brasileñas, con especial destaque para el Dicionário do Folclore brasileiro de Luís da Camara Cascudo. También realizó una investigación sistemática sobre prensa carioca en el siglo XIX y, para el Consejo de Investigación de la UNSa, ha llevado a cabo un proyecto académico que estudió historias de vida de docentes de portugués en la región NOA (entre 2010 y 2012). Actualmente estudia textualidades desde el concepto de tejido explorando diferentes soportes físicos em pro del diálogo intercultural, lo que viene generando uma serie de encuentros y atividades relacionadas al campo artístico. Fue curadora de las muestras "Memoria hecha de retazos" (octubre de 2014) (Secretaria de Extensión de la UNSa y Museo Casa Arias Rengel) y TRAMAS (Vidriera del Museo de Arte Contemporánea de Salta, febrero de 2016) junto a la artista plástica salteña María Laura Buccianti. Es coordinadora y productora del programa radial LENGUAS EN SINTONÍA desde 2012 hasta la fecha y del proyecto"Mi Universidad, mi Pueblo" que integra um banco federal de programación radial (Radio FM UNSa y Asociación de Radios Universitarias Nacionales).

Dra. Cláudia Lorena Fonseca

Possui Graduação em Letras Hab. Português/Francês e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (1998), Mestrado em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Coordenadora da Área de Literatura. Atua no Programa de Pós-graduação em Letras, representante da Linha de Pesquisa Estudos de Intertextualidade e é Líder do Grupo de Pesquisa Ficção Brasileira no Século XXI, coordenando os Projetos de Pesquisa Intertexto e Latinoamerica: vozes e estilhaços mais e Ficção Brasileira no Século XXI - intertextualidade e interdiscursividade. É membro da Comisão Editorial da Revista Caderno de Letras da UFPel. Foi Professor Pesquisador pela Universidade Aberta do Brasil. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada; Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africanas; Literatura Hispanoamericana; Ensino da Literatura e Formação de leitores, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura sul-rio-grandense; Fronteiras; Estudos Pós-coloniais; Poéticas contemporâneas; Intertextualidade; Luiz Sérgio Metz; Jorge Luis Borges; Assim na terra; Guimarães Rosa; Grande Sertão: veredas; Teoria do conto; formas narrativas; Mikhail Bakhtin - Filosofia da Linguagem. 

Dr. Carlos Page
Conferencia: "Las misiones jesuíticas, primer vínculo intercultural en Iberoamérica"

Carlos A. Page. Arquitecto y Doctor en Historia. Investigador del CONICET-CIECS/UNC. Profesor de posgrado en la UBA y UNaM. Investigador invitado en el CSIC (España) y el CNR (Italia). Miembro del Consejo Científico de la Société Internationale d´Estudes Jésuites (SIEJ) con sede en París y Colaborador extranjero del grupo de investigación "Jesuítas nas Américas" del CNPq (Brasil). Dirige el programa de investigación "Antiguos jesuitas en Iberoamérica" y la Revista científica IHS. Escribió unos 30 libros y más de 200 artículos en revistas científicas y de divulgación en Europa, Estados Unidos y América del Sur. 
Website: http://www.carlospage.com.ar
Fue autor del dossier presentado en la UNESCO para la declaración de las estancias jesuíticas y la Manzana de la Universidad.